Beleza: Os benefícios de caminhar por 30 minutos

E se houvesse algo que você pudesse fazer todos os dias que queimasse calorias, fosse bom para o seu coração e ajudasse a mantê-lo jovem. Você faria, certo? Essa é a causa pela qual os médicos são tão loucos por caminhadas, especialmente frente a uma nova pesquisa que diz que andar faz bem para tudo desde cortar os riscos de câncer de mama até ajudá-lo a dormir.

Não é simplesmente uma atividade leve para pessoas não-atléticas de acordo a médica Michelle Look, especializada em medicina dos esportes em San Diego, Califórnia, EUA: “É bom para tudo e os benefícios para a saúde são particularmente significativos nas mulheres.” Seguem sete razões para você começar a andar, ou simplesmente fazê-lo com mais freqüência.

1 – É excelente para o coração

Um estudo recente descobriu que andar rapidamente por 30 minutos todos os dias reduz suas chances de desenvolver a síndrome metabólica, que gera uma série de fatores de risco ligados a doenças cardíacas, diabetes e derrame. Estima-se que centenas de milhões de mulheres pelo mundo sofram de síndrome metabólica.

2 – Reduz os riscos de câncer de mama

Andar, mesmo por poucas horas na semana reduz significativamente o risco de câncer de mama, de acordo com um estudo. A idéia é que andar ajuda a reduzir os níveis de gordura corporal, uma fonte de estrogênio. Foram pesquisadas 74 mil mulheres na pós-menopausa com idades entre 50 e 79 anos. Aquelas que tinham um peso normal tiveram risco 30% menor de contrair a doença. As que estavam acima do peso reduziram entre 10 e 20% as chances.

3 – Ajuda o sono

Uma caminhada rápida pela tarde irá colaborar para uma melhor noite de sono. Andar pode aumentar os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa seu corpo. O aumento na temperatura corporal que a caminhada gera pode sinalizar o seu cérebro para baixar a temperatura em seguida, o que promove o sono. Evite andar duas horas antes de ir para a cama. É muito tarde para resfriar o corpo.

4 – Faz você feliz

Andar pode aliviar a depressão, ansiedade e estresse. Apenas uma caminhada de 30 minutos pode fazer você sentir-se melhor quando está triste, descobriu um estudo. Amplie este tempo para 90 minutos, cinco dias da semana, e você sentirá uma grande melhora, de acordo com um novo estudo. A explicação possível: Andar ajuda o corpo a produzir endorfinas, elementos químicos que melhoram o humor.

5 – Mantém a magreza

Andar por 30 minutos por dia pode prevenir ganho de peso em pessoas fisicamente inativas, segundo outro estudo. Pesquisadores também descobriram que mulheres que andem por uma hora, cinco dias por semana e consumiam 1.500 calorias por dia perderam 11quilos e mantiveram este peso longe ao longo de um ano. A razão pela qual caminhar ajuda a controlar o peso? Fácil! “Quanto mais difícil o exercício, menos pessoas o farão”, disse o médico ortopedista Johnny Benjamin.

6 – Retarda o envelhecimento

Diversos estudos em pessoas mais velhas sugerem que andar, mesmo por apenas 45 minutos por semana, ajuda a evitar doença de Alzheimer. Passeios regulares também estão ligados a boa lucidez em idosos. Mas não importa a sua idade, andar tem boas chances de ajudar a manter a sua mente ativa, especialmente se você anda com seus amigos; falar enquanto caminha é um excelente estimulante cerebral, segundo Benjamin.

7 – Protege seus ossos

Apenas 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, faz maravilhas para prevenir e tratar o afinamento dos ossos. Este tipo de exercício, que usa 95% dos seus músculos, faz com que seus ossos fiquem mais fortes para que possam agüentar a carga.

Forma de caminhar

Antes de começar a caminhar, a pessoa deve realizar aquecimentos e depois alongamentos após o exercício, quando o corpo esfriar.

Para se alongar é necessário:

  • Evitar saltar
  • Não alongar mais do que a capacidade do próprio corpo
  • Ter uma respiração constante durante o alongamento
  • Executar movimentos lentos

Agora bem, para realizar um exercício correto caminhando 30 minutos, devem-se levar em conta os seguintes aspectos para evitar lesões e para que o exercício tenha um maior efeito:

  • Ao caminhar, os dedos dos pés devem apontar para frente.
  • Ao dar cada passo, o calcanhar do pé deve tocar o chão primeiramente. Depois, o próprio peso do corpo tem que continuar adiante com o movimento.
  • Os braços devem mover de forma natural e contínua.
  • Os ombros devem estar ligeiramente para trás e o queixo tem que estar levantado, não vendo o chão.

 

Fonte: Daqui

Lidiane Silva
Casada, Mãe da Ester, do Arthur e da Sophia, Cristã na CCB, adora passear, e nas horas vagas aproveitar pra fazer crochet. =)

Comentários

Lidiane Silva

Lidiane Silva

Casada, Mãe da Ester, do Arthur e da Sophia, Cristã na CCB, adora passear, e nas horas vagas aproveitar pra fazer crochet. =)